Sabe o que é a sexónia?

Explicado de uma forma simples, a sexónia traduz-se em episódios de masturbação ou sexo durante o sono. Ao acordar, a pessoa que sofre do distúrbio não se recorda de nada. Desconhecido por muitos, é um problema que pode colocar em causa a vida do casal, já que pode gerar situações incómodas ou embaraçosas.

Tratando-se de um distúrbio do sono, o paciente quando acorda não se lembra do que fez. Os episódios podem durar meia hora ou mais, e estar associados a situações de sonambulismo.

Episódios de violência podem acontecer pelo que é importante diagnosticar o problema para que não constitua um perigo para os restantes elementos da casa. O paciente pode tentar ter sexo com o companheiro estando este a dormir, tentando força-lo a fazer algo que não quer.

O importante é não culpar a pessoa que sofre deste distúrbio. Trata-se de uma doença que a pessoa não controla, como o sonambulismo ou apneia. O paciente pode vir a sentir culpa, vergonha ou frustração, sendo importante o apoio da família.

As causas podem ser várias e só um especialista poderá determinar com exatidão. Vício no sexo, experiências traumáticas, privação de sono e o uso de medicação são algumas das possíveis causas. O tratamento pode ir desde o uso de medicação química com antidepressivos e calmantes, ao recurso à terapia e ajuda psicológica.sexónia

Mas enquanto espera por uma consulta, há que tomar precauções. Tal como no caso do sonambulismo é necessário desviar obstáculos e retirar objetos perigosos do alcance da pessoa que sofre de sexónia. Trancar as portas pode ser uma solução bem como utilizar despertadores para acordar o afetado.

Se tem um parceiro nesta situação ou se pensa que pode sofrer deste problema, não encare a situação de ânimo leve. É um problema que deve se tratado com brevidade ou o quadro de sintomas pode piorar. Mas não goze com a pessoa, não a faça sentir mal, mesmo que ela o ataque de noite. Afinal, é algo que não se controla.

About the author

Related

JOIN THE DISCUSSION