Sexo casual: benefícios à vista?

Gosta de sexo casual mas sente-se culpado ou tem medo de nunca encontrar a pessoa certa por causa disso?

Então temos boas notícias para si. Sabia que os “one night stand” podem realmente ser benéficos para sua futura vida amorosa? O sexo casual pode inclusivamente ser positivo para quando decidir procurar a sua cara-metade para um relacionamento sério.

 

Um estudo recente feito na Universidade de Ottawa e publicado no Jornal Canadense de Sexualidade Humana revelou que ter amigos com benefícios, encontros de uma noite, sexting e relações sexuais casuais podem na verdade ajudar as pessoas a fazer as melhores escolhas ao decidir entrar num relacionamento sério de longo prazo.

Jocelyn Wentland, uma estudante de doutoramento em psicologia que ajudou a realizar o estudo, explicou que o tempo médio entre o final dos estudos e o casamento de muitos jovens é de mais de 10 anos. E isso é muito tempo para se estar sem sexo à procura da alma gémea. Esses relacionamentos oferecem um meio-termo de acesso ao sexo e isso é positivo para os jovens adultos.
Os investigadores realizaram estudos em vários grupos num total de 23 alunos de graduação e educadores sexuais, 19 dos quais estiveram envolvidos numa relação sexual casual. É um número pequeno de pessoas, portanto os resultados não podem ser considerados realmente definitivos, mas o que os investigadores descobriram foi que, na sua maioria, os entrevistados entendiam as nuances entre os diferentes “relacionamentos” sexuais casuais.

Por exemplo: Um caso de uma noite acontece quando se dorme apenas uma vez com alguém que mal se conhece. Uma chamada de sexo ocorre quando se liga a um amigo (ou envia mensagens de texto daí o termo sexting) em alturas de muita excitação, para troca de fotografias eróticas ou brincadeiras sexuais. Um amigo para sexo é alguém com quem se tem um relacionamento sexual sem que para isso exista muita intimidade entre os dois. Um amigo com benefícios é alguém com quem você sai regularmente e faz sexo sempre que quiser. É verdade que são ligeiras diferença que podem causar problemas – se uma pessoa pensa que há mais no “relacionamento” do que o outro, os sentimentos podem ser feridos. Mas contanto que os dois estejam na mesma página, sexo casual como este (usando proteção, é claro) pode ajudá-lo a descobrir a sua sexualidade e como melhor desfrutar dela. Quanto mais se conhecer a si mesmo e o que gosta, melhor desfrutará do sexo numa relação de longo prazo e maior será a probabilidade de encontrar a pessoa que pode satisfazê-lo no quarto – e fora dele.

About the author

Related

JOIN THE DISCUSSION